A Igreja de Nossa Senhora de Fátima nasceu de um desejo de Dom Avelar Brandão Vilela, então Arcebispo de Teresina.
Depois da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Teresina, em 1950 teve início no meio da nossa gente uma grande e forte devoção à Virgem de Fátima. O bairro, hoje de Fátima, era uma região de chácaras e tinha a sede campestre do Club dos Diários, assim como o Jóquei Clube de Teresina. Muitas famílias tinham na região suas casas de fins de semana e era uma região onde moravam os vigias, zeladores, os pobres. Foi aí que Dom Avelar centrou o seu trabalho pastoral, encarregando aos padres que trabalhavam no Seminário Sagrado Coração de Jesus os cuidados pastorais. A comunidade cresceu e o Arcebispo, homem muito influente, conseguiu do Sr. Marcolino Rio Lima toda a área necessária para a instalação da primeira capela, assim como do centro social e do teatro. Com pouco tempo tudo já era insuficiente e Dom Avelar conseguiu recursos na Alemanha e com a dedicação do Arquiteto Miguel Cadadd foi construída a igreja de Fátima.
Em 1975 a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima ainda se mantinha com as mesmas instalações da época em que foi inaugurada em 1969, descrita por alguns paroquianos como tendo um só vão, formando o corpo da Igreja e com espaços de entrada de ar e luz nas paredes laterais formados por cobongós. O altar era uma simples mesa e a imagem de Nossa Senhora tinha aos seus pés os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. O piso era rústico, de tijolos e, para receber o novo padre, a senhora Beatriz Madeira Campos fez uma campanha para colocar um novo piso, desta vez de mosaico, do mais simples possível. O teto estava comprometido pelo peso das telhas de cerâmica comum. A porta da entrada principal era a única existente na Igreja.instalações físicas da Igreja, para bem acomodar os fiéis que cada vez mais iam lotando o templo. Em uma das muitas reuniões, quando estavam sempre presentes, entre outros, os Senhores Elício Terto, David Cortelazzi e Marcolino Rio Lima (como lembra Sr. Elício), o Pe. Tony foi aconselhado a procurar um arquiteto para melhor orientar algumas dessas reformas, Dr. Antônio Luiz (da Maloca).
Inicialmente foram projetados o Prebistério, o Altar, a Sacristia e a Secretaria e uma laje sobre a Sacristia, criando, assim, um escritório de atendimento para o padre. Seguiu-se a substituição dos cobongós das paredes laterais pelos vitrais azuis atuais e a abertura de duas portas largas em cada parede lateral. Também foi feito o piso em pedra portuguesa, o patamar da Igreja e o estacionamento. Os bancos foram projetados e construídos, tendo o apoio do diretor da Receita Federal, Sr. José Ribeiro Gonçalves, que reconheceu as doações como deduzíveis do imposto de renda, dos que contribuíram para as obras de reforma da Igreja.
Anos mais tarde outras reformas aconteceram. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, veio de Portugal, presente do embaixador do Brasil naquele País. Também foi doado um crucifixo que permaneceu por muitos anos na parede de pedras, construída mais tarde. Hoje a Igreja Matriz de Fátima tem rara beleza, uma parede de pedras artisticamente construída, piso em cerâmica fina, peças ricas (anjos do altar e Via Sacra) do nosso artesanato, obra do Mestre Expedito.
Outras reformas se seguiram, como a pavimentação e ajardinamento da área do lado esquerdo da Igreja, tornando-a uma praça. Através de abaixo-assinado de paroquianos, segundo lembram alguns moradores da época, Pe. Tony foi autorizado a incorporar essa área ao patrimônio da Paróquia, como área de circulação somente para pedestres, facilitando o acesso à Igreja. Isso ocorreu na gestão do Dr. Freitas Neto, na Prefeitura de Teresina.
O espaço aberto à frente do auditório D. Avelar foi pavimentado em 1997, tornando-se um estacionamento privativo para os paroquianos. A partir de 1998, tornou-se um espaço de congraçamento da comunidade, após a celebração da novena na Matriz por ocasião dos festejos sociais da Festa da Padroeira de Fátima, que ocorreu no período de 04 a 12 de outubro, anualmente.

Pe. Tony
Pároco: Pe. Tony Batista | Pe. Mariano Alves de Brito (Vigário Paroquial)
Diácono: Roberto Caminha
Secretária: Maria Emília Araújo
Tesoureiro: Érico Saraiva da Rocha
Gerente dos Serviços: Antônio Bernardo de Araújo Neto
Assessor de Comunicação: Ana Paula
Pessoal de apoio:
Adenilton
Clesio Mauro Rodrigues de Araújo
Francisco Augusto dos Santos Almeida
Jeferson
José Maria Bispo dos Anjos
Josimar
Expediente: (Secretária e Padre): De terça a sábado: 14:30h às 18:00
Praça Dom Avelar, s/n – Fátima – Cep: 64.049-020 – Telefone: (86) 3232-2030
