No domingo (29) a Igreja celebra o dia mundial do migrante e refugiado. Para a ocasião, o papa Francisco celebra a Santa Missa na praça São Pedro e convida todos a participarem da celebração, expressando também oração e proximidade aos migrantes e refugiados do mundo inteiro.
Na Arquidiocese de Teresina, as celebrações acontecem no horário habitual de cada paróquia e a pastoral do migrante reforça o pedido do papa. “Nesse dia, a atividade recomendada é para participar da santa missa e incluir em nossas intenções junto à comunidade os cânticos e preces”, afirma Maria do Socorro Oliveira, coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Migrante.
Acolhimento aos Venezuelanos em Teresina
Há quase cinco meses, a Pastoral do Migrante e a Cáritas Teresina acolhem diariamente os imigrantes venezuelanos da tribo Warao. Para ampliar essa colhida com toda a sociedade, a Igreja participou do seminário do indígena Warao, realizado na Universidade Federal do Piauí.
“O objetivo do seminário foi refletir e debater o processo de migração e os problemas causados em virtude do preconceito dessa imigração, bem como a preservação da cultura dessa tribo”, explica Socorro.
O seminário aconteceu nos dias 10 a 13 de setembro e teve como tema “Direitos e práticas de acolhimento e proteção”. A Igreja esteve presente através da Pastoral do Migrante e Cáritas Teresina.
Por Flalrreta Alves / www.arquidiocesedeteresina.org.br