Com o objetivo de articular a Campanha da Fraternidade 2024, as dioceses do Regional Nordeste 4 promovem formação e seminários dando a oportunidade dos participantes compreenderem os detalhes do texto-base disponibilizado pela CNBB. Já realizaram os encontros a Arquidiocese de Teresina e as dioceses de Parnaíba e Oeiras.
Teresina
De acordo com o diácono Gilberto Penha, coordenador arquidiocesano de Campanhas, o evento formativo foi o pontapé inicial para a continuidade da renovação da Igreja. “Esta é a primeira de muitas formações que virão. Além da formação arquidiocesana, também estamos empenhados em realizar reuniões em Áreas pastorais, Diaconias e Paróquias das mais diversas Foranias, aprimorando o trabalho de nossa Igreja a cada ano”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade 2024 será lançada oficialmente no dia 15 de fevereiro, a partir das 08h, na Residência Episcopal, e, em seguida, para o Clero Arquidiocesano. Já o lançamento oficial para toda a comunidade, vai acontecer no dia 17 de fevereiro, às 19h, durante a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz da Paróquia de São José Operário, no bairro Vila Operária.
Oeiras
A Diocese de Oeiras promoveu no último sábado, 03 de fevereiro, o Seminário Diocesano Fraternidade e Amizade Social no centro diocesano e contou com a presença de cerca de 150 agentes de pastoral, representantes de entidades públicas além de padres e religiosas. O seminário foi preparado pela comissão diocesana da Campanha da Fraternidade e a palestra foi conduzida pelo professor José Rodrigues Neto, coordenador da Campanha da Fraternidade no Regional NE 4.
Campanha da Fraternidade 2024 – 60 anos
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.
Fonte: CNBB