NOTÍCIAS

Comunidades intensificam a preparação para o II Congresso Eucarístico

Postada por: José Raimundo
Cadastrada em: 09/09/2010 15:09:43

Há menos de um mês para a realização do II Congresso Eucarístico Arquidiocesano, as comunidades de Teresina intensificam a preparação para a promoção desse grande evento religioso. O Congresso acontecerá no período de 23 a 26 de setembro deste ano tendo como tema: "Eucaristia, pão dos discípulos em missão", e lema: "Fica conosco, Senhor!".
No último final de semana, a convite do Encontro de Casais com Cristo - ECC, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Pe. Lauro de Deus, da Comissão de Organização do Congresso esteve na comunidade do Itaperu ministrando uma palestra sobre o II Congresso Eucarístico Arquidiocesano. Cerca de quarenta casais encontristas participaram do encontro.

congresso

Pe. Lauro de Deus começou falando das razões pelas quais a Arquidiocese decidiu realizar esse Congresso Eucarístico. O pároco afirmou que a idéia partiu do Arcebispo, Dom Sérgio da Rocha que em visita as paróquias da Arquidiocese sentiu a necessidade de algo que promovesse a animação e fé do cristão através da vivência e conhecimento da Eucaristia.
"Queremos ajudar as comunidades a conhecer melhor a Eucaristia, porque muita gente desconhece, isto é, não tem a compreensão adequada do mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento", lembra Pe.Lauro.
Na ocasião, também foi lembrado o 1º Congresso Eucarístico Arquidiocesano que aconteceu a cinqüenta anos atrás em Teresina na época do arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela.
O encontrista Claudionor, presente ao local, era a única pessoa que afirmou ter participado do 1º Congresso Eucarístico Arquidiocesano. "Foi um momento especial de graça da Igreja. Uma grande vivência da fé e amor a santa Eucaristia", afirmou, acrescentando está motivado para participar do II Congresso Eucarístico este ano.
Durante a palestra, o Pe. Lauro de Deus falou da importância e participação dos fieis no Congresso e da programação. Ele informou que serão promovidos, simpósios, painel, debates, além de momentos espiritualidade em vários pontos da Arquidiocese. O padre informou ainda que na programação da sexta-feira (25), haverá celebrações eucarísticas simultaneamente às 19h nas cinco foranias da Arquidiocese.
No final do encontro, o Pe. Lauro de Deus destacou a importância das comunidades, grupos e pastorais estarem promovendo momentos de aprofundamento sobre o II Congresso Eucarístico Arquidiocesano. "Considero relevante a animação da Igreja, em propiciar um momento desses de reflexão e oração. Tudo isso, ajuda a divulgar e preparar bem o nosso Congresso que será um tempo de graça da Igreja local", concluiu o padre.
Programação do Congresso
A programação do evento contará com celebrações eucarísticas, adoração, vigílias, além do Simpósio de Bioética, Simpósio Teológico, Missas, momentos de animação com a juventude e exposição cultural no Ginásio do Colégio Diocesano. (Confira a programação dos Simpósios http://blog.arqui-the.org.br/ )
A abertura será com Solene Eucaristia, no dia 23 de setembro, às 18h30, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, e o encerrando acontece no domingo, 26 de setembro, também na Igreja Catedral.
Por Fábio Brito