NOTÍCIAS

Arquidiocese vai celebrar a padroeira do Brasil na 12ª Festa da Mãe de Deus

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 03/09/2018 16:56:58

“Ensina teu povo a rezar!” Essa é a temática da 12ª edição da Festa da Mãe de Deus. O momento de fé marca as festividades de celebração da padroeira do Brasil em nossa Arquidiocese e acontece no dia 12 de outubro, com concentração e missa ao lado do Convento São Benedito, a partir das 6:30h.

Tendo a compreensão de que Maria como primeira discípula é também mestra em oração, padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa, justifica a escolha da temática. “Como discípula fiel, ela nos ensina e ajuda a rezar, sobretudo a oração que nos torna mais confiantes no Senhor. E entendemos que através dela fica evidente o chamado do Pai para nos tornarmos sal na terra e luz no mundo”, diz o sacerdote numa referência à missão dos leigos.

A programação desse ano permanece com a mesma estrutura de cronograma: às 6:30h está prevista a concentração dos fiéis ao lado do Convento São Benedito. O momento inicial é seguido pela Santa Missa . Em seguida começa a procissão acompanhada pela imagem de Nossa Senhora Aparecida. O percurso segue pela Avenida Frei Serafim onde acontecem cinco paradas para a meditação do santo terço. O destino final é o Centro Pastoral Paulo VI, sede da Cúria metropolitana. Este ano, ao final, os devotos de Nossa Senhora participarão ainda do sorteio de brindes.

mae-de-deusA Padroeira do Brasil que sempre é invocada e lembrada diante das causas que afligem o país, também ganha dimensão para com o povo brasileiro pela relação de amor que se solidifica pela proteção da mãe de todos os brasileiros, lembra padre Fernandes.

“Estamos vivenciando um cenário de crise politica, ética, moral e social com raízes no distanciamento daquilo que o Senhor deseja para nós. Então esse momento de crise, ao contrário de gerar em nós desesperança e desânimo, deve motivar e nos manter firmes e fortes na fé. E com ela agindo junto ao Filho”, acrescenta o coordenador.

O layout da camisa da 12ª Festa da Mãe de Deus busca representar o tema com tons dourados dando ênfase ao aspecto do divino: a presença de Maria, mãe de Deus. “Aquele que adquirir a camisa fica apto a participar do sorteio de cinco brindes após a coroação. Ao comprar a camisa o fiel ganha um cupom que lhe dará a oportunidade de ser sorteado”, explica o sacerdote.

Padre Fábio ainda reforça o histórico da Festa que “teve inspiração no coração de Dom Celso (Arcebispo Emérito). E como temos toda um histórico de aparição da Mãe com o título de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, nada mais fiel que honrar aquela que nos abraça e acolhe com amor materno e cuida da nossa vida e portanto, deve ter morada em nosso coração”, reforça o coordenador do momento.

O sacerdote ainda valoriza que para a festa atingir o marco de mais de uma década de realização, é necessário creditar o trabalho desempenhado pela equipe organizadora. “Temos uma equipe fiel, motivada a esse momento de devoção pública que sela a nossa confiança em Maria como amiga, mãe e primeira discípula. Aquela que nos ajuda  a manter a alegria de sermos filhos.

Maria não é Deusa, é companheira de caminhada. Viveu sua humanidade, mas sempre  dizendo sim a Deus e isso é um modelo para nós”, destaca o padre.

A Festa da Mãe de Deus é, portanto, “uma oportunidade de manifestar publicamente o amor por tê-la como padroeira da nação e abraçar a Festa é uma oportunidade de, enquanto Arquidiocese, nos unirmos às Igreja no Brasil e celebrar nossa padroeira” convida o padre.

O momento reforça ainda a devoção dos teresinenses pelo ápice a Eucaristia. “É de lá que encontramos a força para prosseguir e é também um momento para renovarmos a força do povo peregrino. E essa peregrinação nos indica que não temos lugar fixo. Caminhamos nesse mundo rumo ao céu. De forma devocional o olhar para o coração de Nossa Senhora e tendo ela como a rainha do céu e da Terra. O momento da coroação, por exemplo, indica que todos seremos coroados. Certamente ela é quem tem a maior coroa dada sua missão de maternidade, de discípula, mas deve ficar o exemplo a ser seguido”, diz finalizando o padre.

Camisa

A camisa da Festa da Mãe de Deus é fonte para custear o evento. Será comercializada no valor de R$20,00 (vinte reais) e pode ser adquirida a partir do dia 03 de setembro no Centro Pastoral Paulo VI e em paróquias da Arquidiocese.

Por Vera Alice Brandão / Arquidiocese De Teresina