NOTÍCIAS

Formação Permanente do Clero aborda Livro do Apocalipse de São João

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 06/08/2018 15:18:43

Padres da Arquidiocese de Teresina participaram durante toda a semana da Formação Permanente do Clero no Centro de Treinamento Padre Tony Batista. A programação ofertou momentos de estudo e discussões que abordaram temáticas com foco no Livro do Apocalipse de São João. O momento teve como formador o padre Clodomiro de Sousa (diretor do ICESPI).

De acordo com o sacerdote Isaías Pereira, padre referencial da Pastoral da Comunicação – PASCOM “a formação proporciona ao Clero da nossa Arquidiocese um aprofundamento sobre o Livro do Apocalipse. O competente formador, padre Clodomiro, nos dá chaves para compreender a mensagem e, desta forma, poder transmiti-las às nossas comunidades”, afirmou.

A formação ainda reforça a missão pastoral diante das mudanças pela qual passa a sociedade, enaltecendo o trabalho de evangelização como missão inadiável da Igreja. Além disso, destaca padre Isaías, trata-se de um momento que visa o aprendizado e possibilita a confraternização e a união de todo o clero.

“É uma oportunidade de fortalecermos a fraternidade entre nós. São dias de um verdadeiro revigoramento vocacional, sobretudo por meio do convívio com os irmãos”, pontuou.

O momento é ainda uma oportunidade de proporcionar capacitação e gerar reflexões a partir de um novo cenário, já que o perfil dos fiéis católicos também mudou. Para o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, é uma oportunidade de se atualizar para interpretar a Palavra de forma sábia. “Vivemos em um mundo de mutação, na era digital. As coisas evoluem e somos pastores dentro de uma realidade completa. Devemos interpretar a Palavra de Deus no hoje. Por isso é tão importante se atualizar”, reforçou o Arcebispo.

A programação contempla momentos de oração, reflexão e também de entretenimento.

“A nossa formação inicial não é suficiente. Estamos aqui para aprendermos a falar numa mesma unidade. A troca de experiências ajuda”, ressaltou o assessor, padre Clodomiro.

Padre Amadeu Matias participa do momento e evidencia a importância de se voltar para a Palavra de Deus e se dedicar aos estudos. “Estamos aqui nos aprofundando na Palavra para sermos presença no meio do povo de forma eficaz e atuante. Quem não estuda e não se detém a beber desta fonte corre o risco de não ter o que dizer ao povo”, refletiu.

Hoje (03) é o último dia de formação. Durante toda a manhã, o clero vivencia um momento de confraternização através de atividades de lazer.

Por Vera Alice Brandão