NOTÍCIAS

Arquidiocese divulga data da ordenação episcopal do Padre Júlio César

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 11/07/2018 15:24:21

A Arquidiocese de Teresina amanheceu em festa! Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (11) pelo Vaticano a nomeação do padre Júlio César, pároco da Paróquia menino Jesus de Praga, no bairro Saci, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza.

Padre Júlio César Souza de Jesus tem 47 anos e é natural de Goiânia (GO), mas afirma que seu coração é teresinense. “Nasci em Goiânia, mas vim para Teresina com seis meses de vida. Foi aqui que recebi a primeira Eucaristia e fui formado espiritualmente, teologicamente e humanamente. Sempre digo que meu registro é de Goiânia mas minha alma é de Teresina , pois tenho muita gratidão por essa cidade”, afirmou.

Filho de Hermes Alves de Jesus (in Memorian) e Rosa Sousa de Jesus é o quarto de cinco filhos do casal. O irmão, Hermes Filho conta que a família recebeu a notícia da nomeação com muita alegria. “Somos uma família abençoada e estamos muito orgulhosos por essa escolha. Nós sempre o apoiamos desde que revelou o seu desejo de seguir o sacerdócio. Hoje temos na família um futuro bispo, inteiramente dedicado à obra do Pai. Só temos a agradecer a Deus por seu testemunho e sua caminhada”, revelou o irmão emocionado.

Em entrevista ao programa Em Tuas mãos da Rádio Pioneira de Teresina, após o anúncio do papa Francisco, padre Júlio César conta que desde muito cedo recebeu e acolheu o chamado de Deus. “Eu hoje sou o que sou por causa da Igreja. Eu não saberia fazer outra coisa se não fosse padre. Iniciei minha caminhada vocacional com 9 anos de idade na paróquia São João Evangelista e São João Batista no Parque Piauí, zona sul de Teresina. Eu me sentia feliz em participar da missa aos domingos e sempre levava uma rosa para colocar no altar. Frequentei por 5 anos a catequese até fazer a primeira eucaristia. Foi durante a catequese que comecei a sentir o chamado”, revelou.

34105905_1344655692344852_5100850817410269184_o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Júlio demonstra humildade e um sentimento de graça pela misericórdia de Deus nesse momento. “Sou pequeno não só no tamanho, mas também na própria vida. Eu conheço a realidade humana e sei das minhas limitações, mas sei também que Deus é meu abrigo, meu porto seguro e minha confiança. Ele  nunca me abandonou e sempre aposta e confia em mim”, declarou.

A ordenação episcopal está agendada para o dia 30 de setembro, domingo, às 19h na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Teresina, mesmo lugar em que foi ordenado diácono e presbítero. A posse ainda não tem data definida, mas provavelmente será no mês de outubro.

Mais Informações:

Padre Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia-Go.

Foi batizado em maio de 1971 em Goiânia e fez a primeira comunhão em 1984 na paróquia de Cristo Rei em Teresina. Recebeu o sacramento da Crisma em 1987 na paróquia de São Benedito em Teresina.

Ingressou no Seminário Menor, São José, em Teresina no dia 28 de fevereiro de 1990. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina de 1991 a 1997.

Foi ordenado diácono em 27/03/1998 e presbítero no dia 27/06/1998, ambos na Catedral Nossa Senhora das Dores por Dom Miguel Câmara.

Fez mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2005-2007).

Tomou posse como pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga em 25 de janeiro 2014.

É também professor do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí desde 2002.

Por Cristiane Pinheiro