NOTÍCIAS

Vigílias marcam celebração dos 20 anos de vida episcopal de Dom Jacinto Brito

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 15/05/2018 15:16:40

O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, completa no próximo dia 24 de maio, quinta-feira, 20 anos de serviços à Igreja na condição de bispo. Para celebrar a data, a Arquidiocese preparou uma programação que vai contar com sete vigílias, algo que ele define como “encontros fraternos”.

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é o 7º arcebispo de Teresina. Ele sucedeu Dom Sérgio da Rocha, mas antes disso, foi bispo de Crateús-CE. Nomeado pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1988. Já em 22 de fevereiro de 2012 foi nomeado arcebispo de Teresina pelo Papa Bento XVI. Seu Lema: In verbo tuo — «por tua palavra lançarei a rede» (Lucas 5:1-11) justifica o momento que, segundo ele, não tem a intenção de colocá-lo no centro.

“Preparando o dia vinte e quatro de maio, quando completo 20 anos de ordenação episcopal, não pensei em exterioridades, em homenagens ou coisas que pareçam colocar a pessoa do bispo no centro. Pensei em momentos de encontros fraternos e com categorias que compõem a diversidade deste rebanho que me foi confiado, por isso a ideia de realização das vigílias. Assim teremos momentos onde o bispo vai poder encontrar essas pessoas de modo mais próximo e estabelecer diálogo e rezar junto”, acrescenta.

Ainda de acordo com Dom Jacinto serão três momentos. “O primeiro é uma exposição daquilo que é missão do bispo em relação àquela determinada categoria de pessoas; depois está previsto um momento de diálogo do grupo comigo e em seguida uma oração com o Santíssimo exposto”, antecipa.

A programação abaixo terá diferentes cenários como igrejas, casas de oração e capelas, além da Catedral. Serão ao todo sete vigílias.

PROGRAMAÇÃO:

16/05 – Vigília de Oração com Seminaristas no Seminário Sagrado Coração de Jesus às 19h.

17/05 – Vigília de Oração com diáconos na Igreja de São Cristóvão (Forania Leste) às 19h.

18/05 –  Vigília de Oração com Cristãos leigos e leigas das mais diversas pastorais, grupos, movimentos e serviços. O momento será na Igreja Santuário São Francisco de Assis (Forania Sudeste), às 19h.

19/05 – Vigília de Oração com jovens, finalizando a Jornada Universitária. Será na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste) às 19 h.

21/05 – Vigília de Oração com religosos na Capela das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena no bairro Memorare. O encontro será às 19h.

22/05 – Vigília de Oração com casais na Catedral de Nossa Senhora das Dores às 19h.

23/05 –  Vigília de Oração com padres. O cenário também será a Catedral Nossa Senhora das Dores às 19h.

De acordo com Dom Jacinto, o momento é denominado de vigília “porque não é tempo de conversa ou oração. Iremos aquecer esse fogo da fraternidade e do diálogo para poder então vivenciar o dia 24 de maio como um grande momento de encontro do pastor com o rebanho que lhe foi confiado”, ratifica.

Após a conclusão das vigílias, será realizada, no dia 24 de maio, uma Santa Missa Solene para marcar a celebração de 20 anos de vida episcopal do Arcebispo de Teresina. O momento é aberto aos fiéis e terá como sede a Catedral Nossa Senhora das Dores, a partir das 19h.

 

Por Vera Alice Brandão