NOTÍCIAS

Formação litúrgica engrandece comunicação na Igreja

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 20/03/2018 16:14:17

as últimas décadas tem-se percebido um grande e significativo florescimento dos ministérios litúrgicos leigos na Igreja, sobretudo no Brasil. Em quase todas as comunidades eclesiais há leigos e leigas ativos, responsáveis e capacitados para um desempenho qualificado dos mais diversos serviços. E é pensando nesse público que a comunidade católica terá a oportunidade de vivenciar uma formação litúrgica com foco na comunicação, no próximo dia 24 de março, a partir das 9h30 na sede das Livrarias Paulinas.

O Diácono Isaías Pereira, jornalista, teólogo e filósofo irá ministrar a formação. Para ele, Ministros da Palavra, da Eucaristia, Acólitos e Equipes de Liturgia devem se sentir motivados a participar pois essa é uma oportunidade aberta a toda a comunidade. “Para garantir uma boa comunicação é necessário que o emissor e o interlocutor estejam em sintonia acerca do que está sendo comunicado. A Palavra de Deus, por excelência, deve ser bem transmitida para cumprir seu objetivo de modificar a vida de quem a escuta. Com o uso de subsídios que a nossa Igreja disponibiliza vamos poder orientar as pessoas, os fiéis nas celebrações litúrgicas, desde a imposição do corpo, passando pela entonação da voz e sempre alternando teoria e prática”, explica.

Para garantir uma boa comunicação, deve-se levar em conta uma série de elementos em relação à liturgia, pois a ação litúrgica torna-se mais ou menos inteligível e vivida, dependendo de “como” é feita a comunicação.

“Toda a ação litúrgica da Igreja quer comunicar alguma coisa. Esse curso vai servir para os fiéis compreenderem melhor o que se passa durante o ato litúrgico e também proporcionar aos mesmos um aprendizado mais fiel àquilo que a nossa Igreja orienta”, antecipa.

O momento tem como público-alvo aqueles que se envolvem na Comunicação da Palavra. Mas a intenção é que seja dado um enfoque maior às missas e celebrações da Palavra, pois este é um momento privilegiado e muitos têm apenas esse contato com a comunidade cristã. Toda comunicação precisa chegar até as pessoas e tocá-las. A palavra, o gesto, os cantos, tudo deve estar de tal maneira em harmonia para que ajude as pessoas a se sentirem integradas e elevadas e é essa expectativa do formador.

“A partir do momento que o fiel entra na Igreja, ele já espera uma boa acolhida, espera também que o som da Igreja seja bom e que o ambiente esteja limpo. Da mesma forma, quem preside a celebração, seja padre, diácono, ministro da Palavra ou outro leigo, espera que a assembleia corresponda ao que está sendo celebrado comunicado”, atesta.

Aos interessados na formação, o investimento é no valor de R$ 15,00 (quinze reais). A formação será no auditório da Livraria Paulinas que fica localizada na Rua Paissandu, 1033 Centro – Sul. O participante terá direito a certificado de participação. Para mais informações ligue (86) 3221-3155/ (86) 98832-0754 / (86) 98835-0024.

Por Vera Alice Brandão / Arquidiocese de Teresina