NOTÍCIAS

Missa marca abertura da I Semana do Orgulho Surdo

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 25/09/2017 14:35:24

Começou hoje (25) a I Semana do Orgulho Surdo que é uma realização da ASTE – a Associação dos Surdos de Teresina. Uma Celebração Eucarística na Capela São Miguel Arcanjo, no Centro Pastoral Paulo VI marcou a abertura da programação e foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, Padre Tony Batista.

A Semana pretende desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. O momento tem o apoio do Serviço Levanta-te, Vem para o Meio que é uma ação da ASA – Ação Social Arquidiocesana e também da Prefeitura Municipal.

A Comunidade Surda compareceu ao momento de fé e essa foi uma oportunidade para agradecer ao Pai e pedir as bênçãos para que essa seja uma semana de profundo conhecimento a respeito dos direitos e deveres da comunidade.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva e segundo Marcos Júnior, coordenador do serviço Levanta-te e Vem para o Meio,  um momento como esse serve para conscientizar a sociedade sobre a missão de cada um no apoio a esta causa.

“Podemos definir como um momento de promoção da comunidade surda, pessoas dignas como todos nós. Mas claro que também é um tempo para celebrar e agradecer pelas conquistas e pedir pelo acesso mais fácil aos direitos. Será uma semana de sensibilização. Temáticas com diferentes abordagens entre elas a presença dos intérpretes no ensino. Enfim, eles vão pensar suas vidas e lutar por seus anseios”, afirmou.

A luta das pessoas que tem algum tipo de deficiência auditiva também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

Na celebração estiveram presentes também autoridades da gestão municipal como a Primeira Dama Lucy Silveira e o Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Politicas Integradas (Semcaspi) Samuel Silveira.

Dando continuidade à programação, amanhã (26) será realizada a II Feijoada do dia do Surdo, no Clube da Agespisa a partir das nove horas. Na quarta (27) será o dia da Sensibilidade com visita a locais públicos para levar a mensagem de conscientização. Nos dias 28 e 29 acontece o I Seminário Setembro Azul dos Surdos no Centro Pastoral Paulo VI com palestras e no sábado (30) será o encerramento com a 1ª Caminhada do Orgulho Surdo.

Programação completa:

26/09 (Terça) 9h II Feijoada do Dia do Surdo ASTE – Clube Agespisa

27/09 (Quarta) 8h Dia da Sensibilidade

28/09 (Quinta) 14h I Seminário Setembro Azul dos Surdos – No Centro Pastoral Paulo VI

29/09 (Sexta) 8h I Seminário Setembro Azul dos Surdos – No Centro Pastoral Paulo VI

30/09 (Sábado) 15h 1ª Caminhada do Orgulho Surdo Início BOMPREÇO Término POTYCABANA

Por Vera Alice Brandão