NOTÍCIAS

Candidatos ao diaconado permanente são instituídos como Ministro de Leitor

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 23/05/2017 15:35:38

paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na cidade Água Branca recebeu, no último final de semana, uma turma de candidatos ao diaconado permanente. Durante a celebração dominical, quinze homens foram instituídos no ministério do leitorado. Com um rito próprio, o momento teve a condução do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

2017-05-21-PHOTO-00000093

Dom Jacinto Brito preside celebração na cidade Água Branca

 

A cidade de Água Branca , localizada a aproximadamente 100km de Teresina, foi escolhida para sediar o momento . Dos candidatos ao diaconado, oito são de foranias rurais e essa foi a forma encontrada para valorizar aqueles que servem a Igreja e são mensageiros da Palavra em suas áreas de atuação.

De acordo com o diácono Clóvis Soares, a instituição do ministério ocorreu antes da homilia. “Dom Jacinto entregou uma bíblia e fez uma exortação para que esses quinze candidatos, agora Leitores, fiquem autorizados pela nossa Igreja a anunciar a Palavra de Deus proclamando-a nas celebrações, nas comunidades que servem e onde quer que estejam ou possam ir”, explicou o coordenador da Escola Diaconal.

Para atingir esse Ministério é necessário estar em formação. “Existem as disciplinas específicas e próprias para se atingir esse grau como, por exemplo, teologia litúrgica, teologia bíblica e homilética (aquele que orienta as técnicas de homilia)”, complementa.

Por isso há uma diferenciação em relação ao leitor leigo que proclama a Palavra durante a celebração. “Esse recebe técnicas e a faz apenas na casa do Pai durante a missa. Já o Leitor instituído tem uma missão contínua. Ele assume inclusive a responsabilidade de instruir crianças e adultos na preparação para o recebimento do Sacramento”, diferencia o diácono.

E são dois os ministérios já antigos no seio da Igreja, mas que de acordo com o diácono Clóvis, foram renovados no Concílio Vaticano II: o Ministério de leitor e o Ministério de acólito.“Eles recebem das mãos do bispo uma bíblia e  uma exortação para que anunciem a Palavra com zelo, dedicação e sob a luz do Espírito Santo”, conclui.

2017-05-21-PHOTO-00000091

Entrega da bíblia para os candidatos ao diaconado

 

Na celebração , Dom Jacinto chamou para o altar as esposas dos candidatos ao diaconado, num gesto que visa valorizar o Mistério junto à família. O momento também teve a participação de familiares e de membros da coordenação da Escola Diaconal e da CADE – Comissão Arquidiocesana dos Diáconos.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

No próximo dia 25 de junho, na cidade de Elesbão Veloso, será a instituição do Ministério do Acólitato para os candidatos ao diaconado permanente.

Por Vera Alice Brandão