NOTÍCIAS

SIMPÓSIO TEOLÓGICO MARIANO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 24/04/2017 15:19:07

Motivada pelo Ano Nacional Mariano, a Arquidiocese de Teresina realizará no mês de maio um Simpósio Teológico com o objetivo de impulsionar o aprofundamento e a reflexão sobre a presença de Maria na vida da Igreja.  Agora em 2017 os fiéis de todo o Brasil vivenciam as celebrações que marcam os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, em São Paulo,  e o centenário das aparições de Maria, em Fátima, Portugal.

No período de 17 a 20 de maio, padres, diáconos, religiosos, coordenadores de pastorais e serviços, além de associações, movimentos, organismos e representantes de comunidades da Igreja  estão convidados a participar desse momento que,  segundo Francisco Alves, membro da comissão organizadora,  é uma ação concreta da Igreja particular de Teresina e refletirá o tema: Maria no Mistério de Cristo e da Igreja. O momento terá um público estimado de 320 pessoas.

O Simpósio Mariano irá reunir especialistas em Mariologia, reconhecidos em todo o país, em torno do tema e, neste Ano Nacional Mariano, ressalta Francisco, “é significativo que meditemos sobre Maria e toda sua vida”, explica.

A programação ofertará ao público conferências e mesas temáticas com assuntos e olhares ecumênicos sobre Maria na Bíblia e na Igreja, dogmas marianos, maternidade divina, virgindade, imaculada conceição e assunção. “Poderemos fazer uma releitura da importância de Maria e aprender mais sobre a mãe de todos os filhos de Deus”, afirma Francisco.

Entre os assessores convidados estão confirmadas as presenças de Dom Murilo Sebastião Krieger que é arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Ir. Afonso Murad, marista e doutor em Mariologia Bíblica e o Pastor Romeu Martini que é assessor teológico das Igrejas de Confissão Luterana no Brasil e membro da Comissão de Diálogo Católico Luterano. O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito também será um dos palestrantes.

As inscrições já podem ser realizadas e a contribuição é de R$ 10,00 (dez reais). A organização orienta que a ficha de inscrição seja devolvida até o dia 24 de abril, na sala da Comissão de Pastoral, no Centro Pastoral Paulo VI.

A abertura do Simpósio está prevista para as 18:00 do dia 17 com Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Os horários das palestras vão acontecer entre as 19:30h e 21:30h, no salão paroquial da Igreja.

Para mais informações ligue: (86) 2106-2150.

Por Vera Alice Brandão / arquidiocesedeteresina.org.br