NOTÍCIAS

MILHARES DE TERESINENSES CELEBRAM PÁSCOA DO SENHOR EM PROCISSÃO

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 17/04/2017 15:17:59

A procissão de Páscoa Teresina! Ressuscita com Cristo chegou ontem (16) a 3° edição e reuniu cerca de 40 mil fiéis, de acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros. O evento marca o calendário arquidiocesano e é organizado por uma grande equipe de fiéis formada por padres e leigos que se doam para realizar a grande festa que celebra a Ressurreição de Cristo.

Este ano a procissão teve um diferencial: o momento de fé foi apadrinhado pela paróquia de Santa Luzia, que tem como pároco o padre Geová Mendes.  Para o sacerdote foi uma experiência que uniu ainda mais as comunidades que integram a paróquia localizada no bairro Promorar. “Foi uma experiência de gratidão e louvor ao Senhor . Estamos felizes de poder contribuir com esse grande evento da Igreja arquidiocesana de Teresina. Agradeço sobretudo aos leigos que se uniram e ficaram  muito animados. Durante todo esse tempo de organização nossos paroquianos estiveram empenhados e dedicados. A união foi para proclamar que Jesus ressuscitou, venceu a morte, venceu o pecado e vive para sempre”, afirmou.

Para Dom Jacinto Brito, o sentimento é de alegria porque se trata da principal festa dos cristãos. “A Páscoa agora se torna mais visível, mais pública e mais comunitária entre os fiéis da nossa Igreja”, relatou o arcebispo, afirmando ainda que  a cada edição o evento se consolida . “É mais uma prova da experiência de fé vivida em comunidade. É a alegria da páscoa, a alegria da Igreja, a alegria de todos”, comemorou o pastor.

02

Arcebispo Dom Jacinto Brito abençoa as velas

A multidão foi acolhida com alegria do início ao fim. No Palco do Parque Nova Potycabana o Ministério de Música Luz  da Vida animou quem chegava. O público era formado por famílias inteiras e, em especial, foi possível perceber a presença massiva de jovens. Padre Jardel e a banda mais Fides puxaram o coro do público presente. Milhares de fiéis entoavam com alegria o hino da procissão: “Cristo, ressuscitou alegria. Venceu a morte com amor!”. Experiência inédita para o jovem advogado Eurípedes Neto que na companhia de amigos chegou às 16 horas no parque Potycabana, local da concentração. Vestido com a camisa da procissão e munido do kit (vela, suporte, lenço e leque) o fiel ficou impressionado com a quantidade de pessoas. “É a minha primeira vez aqui. Foi tocante e bonito ver as pessoas unidas na procissão. Isso é prova da presença de Deus. Jovens, adultos, idosos com muita alegria demonstrando o seu amor por Jesus Cristo. Eu não esperava esse mar de cristãos”, disse surpreso.

23

Fiéis ocupam as duas vias da Avenida Raul Lopes durante procissão

O que para uns foi surpresa, para outros foi a certeza de que a juventude teresinense está cada vez mais participativa nos momentos de fé da  Igreja. É o que atesta Ananddha Reis da paróquia de São Cristovão e que participa da procissão de Páscoa pela terceira vez. “A nossa juventude tem muita fé e o dia de hoje é a prova viva disso. A juventude presente neste momento é motivo de alegria. Fico feliz em ver jovens que adoram, rezam, acreditam; que professam a sua alegria e que caminham junto com a Igreja. Abdicaram de um feriadão e viveram de forma cristã a semana santa. Hoje a nossa juventude abraça a fé em Cristo”, disse satisfeita.

Após a benção das velas os fiéis seguiram em procissão pela Avenida Raul Lopes tendo como destino final a Ponte Estaiada, local onde foi celebrada a Missa solene de Páscoa. A imagem do Cristo Ressuscitado guiava a procissão sobre um caminhão decorado com flores e cercado por crianças vestidas de anjos. Ao chegar na Ponte Estaiada, outra imagem com quase 3 metros de altura foi elevada até uma altura de mais de 15 metros e comemorada com palmas, louvor e fogos de artifício.

De acordo com a organização, a avaliação é positiva. Socorro Solano integra a comissão e já planeja a quarta edição, demonstrando satisfação com a programação que foi cumprida. “Já houve uma melhoria significativa em relação à edição passada. Percebemos um aumento significativo no número de fieis e é motivo de alegria para todos nós testemunhar e propagar essa fé que se consolida a cada ano. É gratificante reconhecer essa crença no Cristo Ressuscitado”, finalizou.

Com informações de Lívio Galeno e Cristiane Pinheiro

Fotos: Colaboradores da Pascom

Drone – Matheus Marques (Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida)

Por Vera Alice Brandão

ARQUIDIOCESEDETERESINA.ORG.BR