NOTÍCIAS

PROJETO MISSIONÁRIO LEVA PALAVRA DE DEUS A LARES E RUAS DA VILA IRMÃ DULCE

Postada por: FELIPE SILVA
Cadastrada em: 03/04/2017 14:24:40

Toda missão começa com a oração. E essa é a essência da “Missão permanente”, um trabalho missionário desenvolvido por paroquianos da Diaconia Territorial Beata Irmã Dulce dos Pobres, localizada na Foranial Sul II . Com dois anos de instalação, a Diaconia abrange cinco comunidades (entre elas Parque Sul e Bosque Sul) e tem como padre assistente o sacerdote Wellistony Viana.

Quem conduz esse trabalho missionário é o diácono Paulo Afonso que acompanha a comunidade desde a instalação da diaconia, ainda no ano de 2015. Ele ressalta que a oração é o coração da missão. “Uma ação missionária não é só a parte externa, mas começa justamente a partir do interno. Santa Terezinha descobriu que, através do amor, amor traduzido em forma de oração, poderia desenvolver a missão, sustentar a missão da Igreja”, disse.

O trabalho missionário é necessário para dar às pessoas a oportunidade de ouvir e aceitar o Evangelho. Essa é a base da Missão Permanente. De acordo com o diácono Paulo, os encontros acontecem mensalmente e conta com o apoio e participação de todas as pastorais e movimentos. “Todo membro da Igreja é um missionário, mesmo que não tenha sido formalmente chamado e designado. Temos a responsabilidade de ensinar o Evangelho por palavras e ações a todos os filhos do Pai Celestial. O Senhor disse: ‘Todo aquele que for advertido deverá advertir seu próximo”, ressalta o diácono.

As reuniões acontecem em casas de famílias e em espaços de convívio social, além das ruas dos bairros e vilas que viram cenário de emocionantes celebrações. “O Pai Celestial nos ajudará a sermos bons missionários se tivermos o desejo de partilhar o Evangelho e orarmos pedindo orientação. E isso é o que nos motiva. Esse trabalho colhe frutos positivos. A comunidade tem sede da Palavra. No início sentiam-se desamparados, porque muitos dos irmãos residem em bairros e vilas distantes. E se não há a casa do Pai, esse trabalho faz a mensagem chegar  e alimenta. Os lares viram casas de oração e o sentimento de alegria, comum a todo cristão encontra lugar”, comemora.

As ações começam sempre com acolhida, e os próprios moradores fazem a recepção dos participantes. “Ofertamos café da manhã e os ministros da Palavra realizam a celebração da Palavra. É um serviço de doação aos que mais precisam. Há ainda na prática a ação assistencial, afinal são famílias carentes com inúmeras necessidades. A Pastoral da Criança participa e realiza serviços de orientação. Temos ainda um trabalho de catequese que acontece na residência de um morador. Estamos de fato estamos anunciando o Evangelho, transformando-o em gestos concretos de solidariedade”, pontua.

O próximo encontro ainda não tem data para acontecer, mas o diácono pede aos irmãos que fiquem atentos porque as ações são mensais e o convite é para toda a comunidade católica, quer integrem a Diaconia ou não.

A sede da Diaconia fica na Rua Santa Francisca Cabrini, na Vila Irma Dulce, número 7382. O telefone para integrar, participar ou colaborar com a ação de evangelização “Missão permanente” é o da secretaria (86) 99471-9718, que funciona a partir das 14h.

 

Por Vera Alice Brandão / arquidocesedeteresina.org.br